Por que você não deve deixar de tomar água - SociWoW

Por que você não deve deixar de tomar água

Por que você não deve deixar de tomar água

A água é considerada um elemento essencial para a vida, algo sem o qual o corpo humano não consegue funcionar. Como consequência disso, a maioria dos processos que nosso corpo realiza precisa de água e entre 70% e 75% do organismo é feito de água.

No entanto, apesar do seu caráter essencial para a vida, é comum esquecer de tomar água na correria do dia a dia ou simplesmente não dar importância para tomá-la de forma regular. Para que você não deixe de ter atenção ao seu consumo de água diário, confira o que acontece com seu corpo quando você não toma água suficiente durante o dia.

Por que você não deve deixar de tomar água
Por que você não deve deixar de tomar água

A temperatura corporal fica desregulada

De acordo com a mudança do clima ou com a prática de exercícios físicos, a temperatura do corpo sofre variações e precisa ser regulada para voltar a seu estado inicial. A forma que o organismo encontra para isso é eliminar água através da transpiração, o que evita que nosso corpo aqueça além do necessário ou sofra alterações térmicas bruscas.

Sem água o suficiente no corpo, os mecanismos de regulação da temperatura não irão funcionar, pois o organismo não terá água suficiente para fazer o ajuste da temperatura.

Dificulta a eliminação de toxinas do corpo

Ter água no organismo é parte essencial de todo o processo de produção da urina (também conhecida como “xixi”). O papel do sistema urinário é eliminar toxinas do corpo, fazendo isso com a ajuda da água, que carrega essas toxinas para fora quando vamos ao banheiro.

Sem água o suficiente, a produção de urina diminui a as toxinas que deveriam ser eliminadas ficam acumuladas, podendo até provocar uma infecção urinária. Além disso, a água também ajuda a evitar a constipação intestinal, pois o líquido forma o bolo fecal juntamente com as fibras que são eliminadas do processo digestivo.

A absorção e o transporte de nutrientes é prejudicado

A água tem o papel de auxiliar na absorção dos nutrientes ingeridos e da glicose. Ela faz isso durante a digestão, e depois também faz o transporte dos nutrientes para todo o corpo, levando cada ao local onde são necessários, através da corrente sanguínea. Se falta água para ajudar na absorção e no transporte de nutrientes, o corpo perde elementos essenciais para se manter saudável.

A resistência física diminui

Durante a prática de exercícios físicos, à medida que o corpo perde água através da transpiração, o desempenho físico também diminui. Isso ocorre porque a água faz parte do processo do corpo para liberar energia, e com a falta dela, o organismo cansa mais rapidamente.

Dessa forma, em exercícios físicos e trabalhos que exigem bastante do corpo, é importante se manter hidratado para garantir um bom desempenho e evitar sobrecarga.

A pele fica ressecada

O líquido que ingerimos todos os dias promove a revitalização das células e mucosas. Quando se trata da pele, essa revitalização resulta em uma hidratação de dentro para fora do corpo. Como resultado, o consumo de água é uma das formas mais fáceis e efetivas para manter a pele macia e hidratada.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *