Manteiga Ghee vale a pena consumir - SociWoW

Manteiga Ghee vale a pena consumir

Manteiga Ghee vale a pena consumir

A manteiga ghee tem sua origem nos tempos mais remotos da humanidade, vinda de tradições milenares na Índia, região onde ela era chamada de “ouro líquido”. No entanto, apesar de já ser utilizada pelas pessoas há milhares de anos, nos últimos tempos essa manteiga surgiu como uma alternativa nutricional e está na moda entre as pessoas que procuram uma dieta mais saudável.

Com tantas pessoas interessadas na manteiga ghee, quais os benefícios que esse alimento traz, quem deve consumi-la e a ela é realmente uma opção saudável para incluir na sua dieta? Aprenda tudo sobre esse alimento que causa polêmica logo abaixo!

Manteiga Ghee vale a pena consumir
Manteiga Ghee vale a pena consumir

O que é a manteiga ghee?

A manteiga ghee é um alimento que é visto como especial para o povo indiano, por conta da sua origem da vaca, animal sagrado no país. Para as tradições mais antigas, a ghee representa um santo remédio que combate inflamações no estômago e no intestino, também vista por alguns como uma espécie de elixir para a imunidade.

A razão para o alimento chamar bastante a atenção das pessoas é seu modo de preparo. Durante o processo de clarificação do alimento, a ghee é derretida em banho-maria. Esse derretimento faz com que os resíduos presentes vão para a superfície, e essa camada é retirada, em forma de uma espuma.

A retirada dos resíduos sólidos da manteiga deixa o alimento mais “limpo”. No caso de intolerantes à lactose, por exemplo, o modo de preparo tem como consequência a remoção da lactose durante a fervura, tornando-a uma opção de consumo para essas pessoas.

Para quem a manteiga ghee é recomendada?

O alimento não possui água, proteínas ou carboidratos, sendo feito de gordura pura. Por conta disso, a manteiga tem uma alta densidade energética e não pode ser consumida por pessoas que buscam perder peso.

No entanto, apesar de ser composta apenas de gordura, a manteiga tem suas vantagens. O tipo de gordura que compõe o alimento é a saturada. Esse tipo de lipídio é digerido e metabolizado rapidamente pelo organismo, por isso a ghee é indicada para atletas e pessoas que praticam esportes no geral, já que é uma fonte de energia rápida.

Outra opção para o consumo da manteiga ghee é por parte de pessoas que precisam reduzir ou cortar totalmente o sódio da dieta. A ghee tem o teor de 0% de sódio em sua composição, desde que seu processo de produção não acrescente ingredientes extras.

Como consumir a ghee no dia a dia?

A manteiga pode ser consumida na dieta sendo balanceada com outras fontes de gordura que serão consumidas no dia, como é o caso do azeite, das castanhas, do abacate etc. Uma aplicação comum do alimento dentro do comércio é em cremes de café e como forma de dar mais sabor à pipoca.

É importante também ter atenção ao armazenar a manteiga ghee. Por conta do seu preparo em contato com o oxigência do ar, a manteiga está exposta a fatores que desencadeiam sua oxidação. Por isso, é recomendado manter o alimento em um armário fechado e em uma embalagem vedada.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *