Conheça os benefícios do óleo de cártamo - SociWoW

Conheça os benefícios do óleo de cártamo

Conheça os benefícios do óleo de cártamo

Existem diversas receitas, fórmulas e alimentos voltados para a perda de peso, e o óleo de cártamo está entre aqueles que possuem benefício comprovado e realmente facilitam o emagrecimento!

O óleo é um líquido extraído das sementes de cártamo, que se tornou popular como suplemento em cápsulas, por ter diversos benefícios para a saúde em geral, não apenas voltado para a perda de peso.

Descubra os benefícios desse óleo de origem asiática e como ele pode ser usado na sua dieta para ajudar no emagrecimento e na manutenção da saúde.

Conheça os benefícios do óleo de cártamo
Conheça os benefícios do óleo de cártamo

1.  Controle do diabetes

O consumo do óleo de cártamo diariamente, por volta de 8 gramas a porção, já foi comprovado como um grande auxílio no combate contra o diabetes! Segundo um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, o óleo melhora os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes do tipo 2.

Além disso, por ser uma gordura poli-insaturada, o consumo do óleo de cártamo também melhora o controle glicêmico, ou seja, facilita o processo de secreção da insulina natural do organismo.

2.  Queima de gordura

Apesar do óleo ser um tipo de gordura, esse líquido originado da semente de cártamo pode ajudar na queima de gordura abdominal. Segundo especialistas, isso ocorre devido ao ômega 6 presente no óleo, componente diretamente relacionado com a redução do colesterol total.

3.  Ação antioxidante

Outro componente muito importante do óleo de cártamo é a vitamina E. A presença dessa vitamina faz com que o líquido tenha uma forte ação antioxidante, o que protege as células contra os radicais livres.

Radicais livres, de maneira simplificada, são moléculas reagem com outras levando a oxidação. No corpo humano, proteger as células da oxidação significa ajudar a retardar o processo de envelhecimento e evitar o surgimento de doenças.

4.  Redução do risco de problemas cardíacos

Como consequência da queima de gordura e da redução do colesterol ruim do organismo, o consumo do óleo de cártamo também reduz os riscos do aparecimento de problemas cardíacos.

A redução de colesterol causada pelo consumo do líquido evita o surgimento de coágulos sanguíneos, que são diretamente relacionados ao aumento da incidência de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Outro ponto importante é que o óleo também age diminuindo a tensão dos vasos sanguíneos, o que modera a pressão arterial, trazendo benefícios para pessoas que têm tendências à pressão alta.

5.  Maciez da pele

As vantagens do óleo de cártamo não se restringem apenas ao seu consumo como alimento. A aplicação do óleo na pele seca ou inflamada ajuda a suavizá-la e deixá-la com uma aparência mais macia. Por conta dessa ação, alguns produtos cosméticos e para cuidados da pele utilizam o líquido da semente de cártamo como um de seus principais ingredientes.

6.  Sensação de saciedade

O consumo do óleo de cártamo retarda o esvaziamento gástrico e aumenta o tempo da saciedade. Por isso, ao implementá-lo na direta, as pessoas têm sua vontade de consumo de carboidratos reduzida e conseguem consumir alimentos de forma mais moderada.

Por conta dessa característica, o óleo de cártamo é uma ótima fonte de gordura para ser inserida na dieta daqueles que precisam passar por uma reeducação alimentar.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *