Como tratar manchas de sol - SociWoW

Como tratar manchas de sol

Como tratar manchas de sol

A maioria das pessoas adora ir à praia, tomar sol, beber uma água de côco e relaxar com a vista do mar. No entanto, a visita à praia e até a exposição ao sol no dia a dia podem ser fatores de risco para a saúde da pele e deixar o corpo com manchas de sol.

O impacto da luz solar na pele de cada pessoa vai variar de acordo com sua genética (quantidade de melanina presente na pele) e também com alguns outros fatores, como a alimentação. De qualquer forma, todas as pessoas precisam ter cuidado ao se expor à luz do sol, para evitar riscos à saúde e o aparecimento de manchas.

Como tratar manchas de sol
Como tratar manchas de sol

O que são manchas de sol?

As manchas de sol, assim como cicatrizes, são marcas deixadas no corpo por algum dano que a pele sofreu. Elas aparecem quando a pessoa se expõe ao sol de maneira exagerada e não usa uma proteção adequada, ocasionando o escurecimento da pele.

Existem outros tipos de manchas na pele, sejam marcas de espinhas e cravos ou manchas causadas pelo envelhecimento, mas as manchas de sol são aquelas que oferecem mais risco à saúde. Isso ocorre porque a alta exposição à luz solar está relacionada ao desenvolvimento de câncer de pele, ou seja, é preciso tomar bastante cuidado!

Quais as maneiras de tratar manchas de sol?

Apesar de prejudicar a pele, as manchas de sol podem ser tratadas com clareamento até desaparecer por completo, o que dificulta a percepção do desgaste causado na pele.

Uso de ácidos

Alguns ácidos possibilitam a renovação celular (saída das células mortas e substituição destas por novas células). Eles geralmente estão presentes em cremes clareadores e cosméticos, sendo os mais comuns: ácido salicílico, ácido tranexâmico e o ácido glicólico.

Para fazer o tratamento, é recomendado pelos médicos e especialistas da área utilizar o produto (prefira optar por cremes clareadores) uma vez ao dia, após uma limpeza de pele. Ao longo de algumas semanas, com o tratamento feito diariamente e as devidas medidas de proteção contra o sol tomadas, já é possível notar a pele mais clara.

Máscaras faciais com efeito peeling

A técnica de peeling é um procedimento estético que renova as camadas superficiais da pele, descascando a mais antiga para o surgimento de uma nova camada. Aplicar uma máscara que tenha efeito peeling vai clarear as partes mais escuras da pele e deixá-la brilhando em apenas alguns minutos após o uso.

Vitamina C

Os produtos de vitamina C para o rosto podem ser usados junto com a proteção solar ou à noite antes de dormir. Essa vitamina tem ação antioxidante e inibe a produção de melanina por parte das células, o que resulta em um clareamento do local aplicado.

Manchas de sol podem ser bastante perigosas, mas não são impossíveis de evitar ou tratar. O mais importante é prestar atenção ao quanto a pele está exposta à luz solar durante o dia e usar produtos especializados para proteger o corpo.

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *